Exclusivo: Conversamos com o elenco da áudio novela

 

image
Henrique Pires, André Ramiro, Brenda Haddad, Raquel Fabbri, Daniel Braga e produtores.
Foto: Tiro de Letras 

 

 

Galera,olha que bacana...quem curtia foto-novela levanta a mão ? euuuuuuuuuu..

Rádio novela eu já não ouvi porque não peguei essa época mas com certeza eu iria amar porque todos sabem que euzinha nasci no tempo errado.

E não é que os "bons tempos" das rádio-novelas" estão voltando ?

Olha que bacana essa matéria que esse pessoal nos concedeu.

Vamos conferir ?

Roteiro e direção - Luis Antonio Pereira

- Produzir uma audionovela em tempos de quase toque e cheiro tecnológico é um desafio maior para o diretor ou para o ator diante da verdade de seus personagens?

O Ator gosta de ser desafiado, portanto é fácil atrair bons atores, quando a proposta é interessante. No caso da radionovela, os atores têm uma liberdade maior de criação, de fazerem coisas que geralmente não podem fazer na TV ou no cinema. Exagerar em certas situações, criar vozes diferenciadas. É tão gostoso quanto, criar vozes para um desenho animado. Quem já fez isso, me entende. Para dirigir foi bem tranquilo, pois recrutei um time de atores fantásticos e bem experientes, que responderam à altura do novo desafio. E não vi como um desafio, e sim como uma oportunidade de trazer de volta uma mídia com tons de modernidade; e tenho certeza de que muita gente, até da nova geração, vai adorar essa ideia.

 

- Qual foi a inspiração e motivação para produzir este trabalho audacioso?

Em 1992, recebi um convite da rádio nacional para reativar a radionovela na emissora. Na época, eu estava quase terminando a faculdade de jornalismo, e já ensaiava meus primeiros passos na direção teatral. Infelizmente, o presidente Collor, na época, vetou na hora de liberar a verba, logo depois ele sofreu impeachment. E a radionovela, finalmente, volta, em 2018.

 

- Teve algum limite/ problema durante a produção/gravação da obra?

Que nada, foi superdivertido. Parecia mais diversão do que trabalho, porque os textos, os personagens e as situações no levavam muitas vezes à risada coletiva. Volta e meia, alguém tinha uma crise de riso, mas rir faz bem, e isso nunca atrasou o cronograma. Pelo contrário, nos uniu de uma forma que sabíamos que estávamos realizando bom entretenimento para o público.

 

- Que o rádio é forte ninguém tem dúvida, mas no que uma obra como esta pode ajudar/inovar na maneira de como consumir dramaturgia?

Quando você abre novas frentes, você cria empregos; e afasta qualquer crise que possa existir no meio artístico. Sim, existe uma crise, mas para quem fica reclamando o tempo todo; nós decidimos fazer. E fizemos! Não precisamos imitar para criar novas frentes de trabalho.

 

- A audácia não se limita a mídia usada para transmitir a obra, mas também o roteiro apresenta mulheres da máfia italiana. Qual é o intuito do diretor ao retratar um universo pouco explorado na dramaturgia?

As mulheres que conheço e que foram exemplos na minha vida são fortes; não são mafiosas, logicamente. São pessoas de bem. Desde novo, cansei de assistir filmes, séries e novelas em que a mulher aparecia em segundo plano. E todos roteiros que produzi até hoje, o papel da mulher é superforte. Os próximos também têm essa marca.  

 

- Como acham que será a receptividade do público diante da história narrada e da ferramenta usada para consumi-la?

Já fiz alguns testes, a recepção foi maravilhosa. Todos caladinhos, fazendo as imagens daquilo que está sendo narrado. As risadas, e olhares quando o texto foi mais ousado foram genuínos. Tenho certeza que com o público teremos um resultado parecido aos testes que fiz.

 

- Onde estará disponível a obra?

UBOOK.COM (a partir de 15 de março, as 17 horas) e BLAFM.COM (a partir de 27 de março, as 22 horas)

 

- Queria saber dos atores que estão acostumados com câmeras,luzes e tal como foi a experiência de trabalhar apenas com áudio?

Como diretor, produtor e autor, também posso responder a essa pergunta, já que eu fiz a narração das cenas. É uma delicia esse universo. Eu brinquei com isso no início dos anos 90, nos testes que fizemos na rádio nacional. Parece uma cria que ficou hibernando este tempo todo, e que nasceu agora.

 

Teve muita diferença na composição  das personagens,se dificultou o processo não ter figurininos?

A concepção e construção do ator vem da sua mente, da sua vivência. Figurino, caracterização e cenários ajudam em uma composição, mas a narração e a descrição das cenas, fazia com que os atores mergulhassem no universo criado. E, por consequência, assim será com o público.

 

Teve alguma preparação especial neste caso?

Não teve preparação especial. Mas eu brifei muito bem eles e falei bastante sobre arriscar e ter liberdade nas criações e nas vozes quando necessárias. A motivação gerou uma entrega do grupo que foi incrível.

Mayte Piragybe

 

 

Atriz – Mayte Piragybe

Amei essa experiência de interpretar com a voz! É engraçado que mesmo só com a voz a gente acaba fazendo algumas caras, porque a interpretação está no sangue mesmo. A facilidade é não ter caracterização. Acho a ideia incrível. Tem mais de 50 anos que não tem rádionovela no Brasil e trazer novamente esse conteúdo é muito enriquecedor.

 

imagem release 1225186

Daniel Braga - Divulgação 

 

 

 

Ator - Daniel Braga

Para mim foi um desafio muito gratificante e delicioso pular de uma personagem para outra pela voz, intenções, subtextos e ações das figuras que eu vivi nas gravações. É claro que, por um lado, é muito diferente de trabalhar para uma câmera ou em um palco, em que você cumpre marcas, se movimenta e vê o cenário, a luz, o figurino... Mas, por outro lado, o processo de aproximação e construção das personagens de qualquer outro trabalho como ator é bastante similar.

 

Eu recebia o roteiro e depois de entender a história e imaginar as situações me perguntava : De onde essa personagem está vindo ? O que ela quer ? O que muda nela durante a cena e todo capítulo  ? A imaginação e visualização dos elementos que não estão realmente em cena é fundamental no trabalho do artista cênico (como um efeito especial, uma computação gráfica no caso de um trabalho de câmera ou quando olhamos para algo que não existe no palco no teatro).  Essa ferramenta ganha uma dimensão maior na radionovela, pois tudo precisa ser expressado somente pela voz.

 

Minha preparação profissional teve muito estudo vocal e, apesar de eu ter feito um pouco de dublagem e locução na minha carreira, participei de muitas leituras dramatizadas e percebo que uma mudança no meu estado corporal mesmo sentado numa cadeira reflete na minha voz, dando toda diferença que a personagem precisa.  E também me lembrei muito da infância, de ter feito muitas gravações de programas de rádio em fitas K7, imitando vozes famosas e criando vozes diferentes.

 

Foi desafiador pela quantidade de personagens que fiz em toda novela e alguns são paródias de pessoas reais, outros meramente frutos de meu trabalho . E resgatar todas as técnicas para compor cada personagem  foi maravilhoso. Dois fatores foram grandes facilitadores nesse desafio : Primeiro : o clima espontâneo e divertido desse talentoso e cativante elenco, o que me auxiliava muito na contracena. Todos jogaram abertos com muita vontade e alegria de criar uma experiência bem legal para os ouvintes . Ficávamos sentados no estúdio em um círculo, o que gerava muita cumplicidade e, algumas vezes, fazia com que todos caíssemos na gargalhada  das ousadias e piadas de nós mesmos. O segundo fator foi sem dúvida a condução  do Luís Antônio Pereira. A direção dele é marcada por ser muito afetiva e que incentiva as potências e qualidades individuais das atrizes e atores no jogo de cena . O Luís é um profissional muito criativo, sagaz e que sabe muito bem o quer de cada personagem. Ele falava um pouco de cada uma delas e ia equalizando os acertos do elenco, com muito respeito à nossa liberdade criativa. Enfim, foi uma experiência única e que o áudio-espectador vai com certeza conferir e adorar!

Audionovela "Os Bollagattos" estreia nesta quinta-feira, 15/03

Priscila Fantin, Bianca Rinaldi, Paloma Bernardi, Maytê Piragibe e André Ramiro estrelam enredo produzida pela LAFILMS.TV, com distribuição exclusiva do UBOOK

Última atualização em Seg, 19 de Março de 2018 12:29  
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.