Mostra Núcleos Criativos do Sesi Cultura Paraná

Projeto incentiva a economia criativa com várias ações culturais durante uma semana
Durante a programação no dia 23 na Mostra Núcleos Criativos, serão 12 horas ininterruptas de leituras dramáticas em vários pontos de Curitiba (Foto: Divulgação)

A Mostra dos Núcleos Criativos 2019, iniciativa do Sesi Cultura Paraná, é um projeto que acontece desde 2009 e a cada ano ganha mais força e credibilidade. A missão é incentivar a formação de artistas e profissionais do segmento da economia criativa, englobando as linguagens de Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Música, Games, Moda e Design. Neste ano, a mostra acontece dos dias 18 a 23 de novembro no Centro Cultural Sistema Fiep – Unidade Celso Charuri.

Com o tema “América Latina”, a edição deste ano busca explorar as diversas vertentes e tendências das linguagens artísticas no continente, a fim de promover o desenvolvimento de artistas e profissionais criativos. por meio da formação continuada. Foram selecionados 112 alunos, que participaram de atividades formativas entre os meses de julho e outubro,  e que apresentarão em novembro o resultado das pesquisas e estudos realizados. “O projeto é gratificante, pois a cada ano, aumenta o número de participantes . Com isso conseguimos expandir os nossos horizontes para as áreas que buscam a economia criativa. Queremos promover a reflexão sobre o fazer criativo, a fim de potencializar sua linguagem e visão crítica dos nossos participantes”, analisa Anna Zétola, diretora do Sesi Cultura Paraná.

Atividades para o público

A inauguração da mostra acontece no dia 18 de novembro com rodas de conversa, performances, happenings e a apresentação de um vídeo experimental do Núcleo Audiovisual. Entre as novidades da edição de 2019 estão as leituras dramatúrgicas, que acontecem durante 12 horas ininterruptas – das 10h às 22h – em diversos pontos da cidade como praças, parques e no centro de Curitiba. Além disso, o show da banda Duratierra, promovido pelo Núcleo de Música e que será realizado no dia 22, também promete conquistar o público curitibano com músicas populares latino-americanas. Confira abaixo todos os detalhes da programação: 

SERVIÇO
O Sesi Cultura Paraná apresenta:
MOSTRA DOS NÚCLEOS CRIATIVOS 2019
DIA 18 DE NOVEMBRO
19hs – Encontro dos Núcleos – Roda de conversa, performances e happenings.
20hs – Exibição de vídeo arte do Núcleo de Audiovisual

DIA 19 DE NOVEMBRO
19hs – Exibição de vídeo arte do Núcleo de Audiovisual

DIA  20 DE NOVEMBRO
19hs – Exibição de vídeo arte do Núcleo de Audiovisual

DIA 21 DE NOVEMBRO
19hs – Cartas do Núcleo de Dramaturgia

DIA 22 NOVEMBRO
19hs – Show com Duratierra do Núcleo de Música

DIA 23 NOVEMBRO
Das 10hs às 22hs – 12 horas de leituras dramatúrgicas do Núcleo de Dramaturgia

Observação
Todos os dias de 18 a 23 – Feira Criativa e Exposição dos Processos dos Núcleos dos Núcleos Criativos do Sesi:

Curitiba: Artes Visuais, Audiovisual, Dramaturgia, Games.
Maringá: Moda e Design de Maringá.
Londrina: Dramátika e Dramaturgia Audiovisual

Mais informações:
www.sesipr.com.br/cultura /
www.facebook.com/sesiculturapr

SESI CULTURA – Foi em 2008 que a Regional Paraná do Serviço Social da Indústria inaugurou uma área especificamente dedicada ao desenvolvimento de ações culturais ancoradas nas diretrizes previstas na Declaração Universal dos Direitos do Homem, como a diversidade, a pluralidade e a autonomia. Desde então, o Sesi Cultura Paraná tem promovido o acesso à cultura com foco em programas de formação artística e cultural, investindo em processos criativos, formação de plateia para todas as linguagens e na formação e desenvolvimento cultural com vocação local. O Circuito Cultural Sesi, o Festival Sesi Música, os Núcleos Criativos do Sesi, o Zoom Cultural, os Programas Sesi Música, Sesi Arte, Sesi Audiovisual e Sesi Artes Cênicas são exemplos de programas desenvolvidos pela Gestão Cultural do Sesi. De 2008 até 2018, mais de um milhão e cem de espectadores tiveram acesso à cultura por meio de cerca de 10 mil ações culturais realizados pelo Sesi Paraná. Todas essas ações sempre tiveram como objetivo o acesso ao bem cultural para o trabalhador da indústria, seus dependentes e para a comunidade de uma forma geral, além da difusão da arte em todas as suas manifestações, valorizando a diversidade e a pluralidade do povo brasileiro.

Elenco de ‘Dora e a Cidade Perdida’ fala sobre a personalidade da personagem

No Comments Yet

Comments are closed