Jean-Michel Jarre lança sua inovadora perfomance ao vivo de Réveillon, “Welcome to the Other Side”


O concerto, que chegou ao topo das paradas de livestream, agora está disponível nas plataformas digitais de música

Jean-Michel Jarre entrou em 2021 com uma inovadora performance ao vivo realizada numa catedral de Notre-Dame virtual. O show, que combinou visuais de um concerto de Realidade Virtual com uma performance ao vivo em estúdio, introduziu uma abordagem de mídias mistas que era inédita até então. O evento atraiu a impressionante audiência de 75 milhões de viewers em todo o mundo. Este feito histórico levou Jarre ao topo da lista da Pollstar para livestreams, superando todo o top 10 somado.

Famoso por seus épicos shows com alta tecnologia em locais históricos e emblemáticos, era de se esperar que Jarre continuasse neste rumo, apesar da pandemia. O músico projetou, construiu e se apresentou em realidade virtual, que ficava acessível em todos os formatos disponíveis, desde TV e rádio até vídeo online, plataformas de redes sociais no ocidente e no oriente, e uma completa experiência imersiva através do uso de headsets de realidade virtual.

Agora, Jarre está lançando a performance ao vivo, que inclui faixas de sua obra “Electronica”, recentemente indicada ao Grammy, assim como novas versões retrabalhadas de seus clássicos “Oxygène” e “Equinoxe”. Esta última traz o concerto na íntegra, além de uma MasterClass com Jarre, na qual ele revela os segredos por trás da realização do ambicioso espetáculo. Os espectadores também terão acesso a um vídeo com imagens de bastidores, que registra as últimas horas antes do concerto, e sua produção.       

O concerto completo foi exibido em realidade virtual e estreou no Festival de Cinema de Veneza, no dia 10 de setembro.

Além disso, uma recém produzida versão Binaural das performances estará disponível para download digital, para compradores de qualquer formato, bem como via plataformas de streaming. A mixagem de áudio em 3D “spatial” traz uma nova dimensão de som para os ouvintes com headphones.

Jean-Michel Jarre disse: “O mundo estava em lockdown, todos estávamos vivendo em isolamento,confinados em nossos lares, que se tornaram o quartel general de nossas vidas e o único espaço que tínhamos para manter alguma forma de normalidade. Onde trabalho, família, amor, lazer e diversão estavam todos contidos dentro daquelas quatro paredes. Compartilhamos e interagimos com o mundo exterior através de nossas telas. Como músico, artista de palco e criador de eventos ao vivo, como meus colegas, eu precisava criar, me apresentar e compartilhar, esta é a minha única vocação…”    

Jarre imaginou um concerto em live streaming do qual todos pudessem participar a partir de suas próprias bolhas individuais, e “Welcome to the Other Side” foi concebido como título, já que todos precisavam olhar com otimismo para o fim desse túnel da quarentena mundial.

Jarre continua: “Um monumento que é patrimônio mundial e conhecido pelas massas, me pareceu o local ideal para montar o cenário. A Notre-Dame de Paris é um dos locais mais visitados pelos turistas de todo o planeta – e era o cenário ideal para um convite de viagem e celebração no Réveillon… mesmo que apenas virtualmente. Eu projetei o concerto em Realidade Virtual 3D, mas construí o projeto inteiro para ser compartilhado em todas as mídias possíveis e disponíveis, e a experiência em realidade virtual foi expandida para uma transmissão tradicional com streaming ao vivo, através das plataformas de rede social, redes globais de TV e rádio – qualquer pessoa que quisesse se juntar a nós era bem vinda… E elas vieram!”       

Jarre acredita que estes estranhos tempos em que vivemos não são desafiadores somente criativamente, mas provavelmente são também os tempos mais empolgantes para inventarmos e moldarmos o futuro. Ao invés de substituir qualquer modelo do passado, o momento abre portas para ampliarmos ainda mais os limites.

SOBRE JEAN-MICHEL JARRE

O visionário compositor, performer e produtor francês Jean-Michel Jarre é reconhecido em todo o mundo como um dos pioneiros da música eletrônica. Sua abordagem inovadora dos efeitos visuais e das altas tecnologias para apresentações de música eletrônica pavimentou o caminho para que esta cultura florescesse em todo o planeta, através de festivais renomados.

Seu atual catálogo, que inclui 21 discos de estúdio, já gerou vendas de mais de 85 milhões de álbuns em todo o mundo. Jarre também estabeleceu recordes no Guiness Book pela excepcional participação do público em seus concertos em diversos locais emblemáticos pelo mundo: 1 milhão de pessoas na Place de la Concorde, em Paris (1979), 1.3 milhão em Houston, Texas (1986), 2.5 milhões em Paris-La Défense (1990), 3.5 milhões em Moscou, Rússia (1997). Ao longo de sua carreira, Jarre se apresentou em alguns dos mais importantes marcos históricos do planeta: ele foi o primeiro músico ocidental a ser convidado para se apresentar na China pós-Mao, e, também, tocou em locais como as grandes pirâmides do Egito, o deserto do Saara, a torre Eifel e o Mar Morto.

Em 2017, Jarre foi indicado a um prestigioso Grammy pelo projeto de seu álbum “Electronica” (que contou com Pete Townshend, Moby, Air, Armin van Buuren, Massive Attack/3D, Hans Zimmer, Edward Snowden, Lang Lang…). O elogiadíssimo álbum se transformou em uma espetacular turnê global, que terminou com sua performance no festival Coachella.

Jarre há muito tempo é embaixador da UNESCO para educação, ciência e cultura, além de um defensor incondicional do meio ambiente, e ganhador da Medalha Stephen Hawking para comunicação científica.

JEAN-MICHEL JARRE é sinônimo de lendário, e continua inovando com cada peça de música e apresentação ao vivo. Com a tecnologia à frente de tudo o que fazemos, Jarre diz que os dias de hoje são “os tempos mais empolgantes para se fazer música”.


No Comments Yet

Comments are closed