Fundação Bunge promove ‘lives’ com escritores e contadores de histórias

Em tempos de isolamento por conta da pandemia do novo coronavírus, a Fundação Bunge criou, no Dia do Contador de Histórias, uma rede de leitura em que escritores, contadores de histórias, mediadores de leitura e voluntários do programa corporativo da Bunge compartilharão suas experiências por meio de transmissões online no Facebook.

O objetivo da iniciativa é usar a literatura para conectar pessoas durante o período de resguardo de uma maneira interativa e educativa. As ‘lives’ acontecerão entre 21 e 29 de março, em dias intercalados, sempre às 11h, com a mediação de um especialista no tema.

Promotora do hábito de leitura e contação de histórias, a Fundação Bunge possui o programa Semear Leitores, que visa estimular o contato da criança com os livros de maneira prazerosa. Para isso, a entidade, em parceria com poder público ou empresas parceiras, aposta na oferta de espaços acolhedores e lúdicos, projetados especialmente para facilitar o acesso aos livros.

Outro programa da Fundação Bunge relacionado à ação é o Comunidade Educativa, que estimula colaboradores da Bunge a valorizarem o trabalho comunitário em municípios onde a empresa está presente. A iniciativa conta com mais de 700 voluntários, de 14 localidades, que tem até 2 horas semanais de trabalho para desenvolver atividades lúdicas e culturais em escolas, abrigos de crianças e idosos, espaços comunitários e os espaços de leitura Semear Leitores.

Confira a programação das ‘lives’:

21/3 – 11h – Kiara Terra – escritora, contadora de histórias e criadora do método “A História Aberta”. Formada em Teatro no Célia Helena Teatro-escola e Comunicação das Artes do Corpo na PUC-SP, Kiara viaja desde 2010 formando educadores, participando de congressos de educação e aulas interativas.

23/3 – 11h – Kelly Orasi – contadora de histórias desde 1998, uma das fundadoras do Curso Básico de Formação de Contadores de Histórias na Biblioteca Hans Christian Andersen, no qual atuou como coordenadora e professora. É docente do curso de Pós-graduação “A Arte de Contar Histórias” na disciplina “O Objeto na Performance Narrativa”.

25/3 – 11h – Arte Negus – grupo fundado em 2007 que soma comicidade, oralidade e os saberes populares como campo de referência estética e conceitual. O grupo realiza atividades artísticas em diferentes segmentos, sendo eles Artes Cênicas, Narração de Histórias, Artes Visuais e Literatura.

27/3 – 11h – Leandro Calado – palhaço e cofundador da Cia Mimicalado, que nasceu em 2002 e já se apresentou em diversos circos pelo mundo. A intenção do projeto é levar arte com muito carinho e respeito pelo público, acreditando na transformação em contato direto com o espectador.

29/3 – 11h – Samara Rosa – contadora de histórias e bonequeira. Responsável pela página “Rosas Negras”, de bonecas de pano negras e sobre representatividade na infância.

Link para página: http://www.facebook.com/bungefoundation

Sobre a Fundação Bunge

A Fundação Bunge, entidade social da Bunge no Brasil, há mais de 60 anos atua em diferentes frentes com o compromisso de valorizar pessoas e somar talentos para construir novos caminhos. Suas ações estabelecem uma relação entre passado, presente e futuro e são colocadas em práticas por meio da preservação da memória empresarial (Centro de Memória Bunge), do incentivo à leitura (Semear Leitores), do voluntariado corporativo (Comunidade Educativa), do desenvolvimento territorial sustentável (Comunidade Integrada) e do incentivo às ciências, letras e artes (Prêmio Fundação Bunge).

No Comments Yet

Comments are closed