
No próximo dia 8 de agosto estreia nos cinemas brasileiros o documentário “O Amigo do Rei” que alerta para o risco de novos rompimentos de barragens em Minas Gerais.
O diretor André D’Elia apresenta imagens de famílias que perderam tudo de uma hora para outra com os crimes ambientais que chocaram o mundo e depoimentos de especialistas no assunto, ampliando a percepção do público sobre a realidade do estado de Minas Gerais.
Criolo na trilha sonora
“O Amigo do Rei” foi selecionado para a Mostra Ecofalante 2019 e traz na trilha músicas de Criolo, Alex Buck, Orkestra Bandida, Alexandre Guerra, Manuel Boca, entre outros.
Produzido pela Cinedelia, “O Amigo do Rei” conta com o apoio cultural da O2 Filmes, da Quanta, da Mandril Áudio e faz parte do projeto de informação ambiental “Mar de Lama Nunca Mais”.
André D’Elia já dirigiu “Ser Tão Velho Cerrado”, “Belo Monte, Anúncio de uma Guerra” e “A Lei da Água”. “O Amigo do Rei” é o primeiro lançamento do programa O2 Play Docs da distribuidora O2 Play ocupando salas de cinema em 17 cidades brasileiras com sessões em horário nobre.
Sinopse
O filme “O Amigo do Rei” é um híbrido de documentário e ficção que tem como tema o maior crime ambiental da História do Brasil: o rompimento da barragem da Samarco em Mariana (MG) e suas consequências. O filme acompanha de modo ficcional o cotidiano do deputado federal Rey Naldo nos bastidores do Congresso Nacional, mostrando as relações íntimas existentes entre política e mineração.
“O Amigo do Rei” é ao mesmo tempo um documentário investigativo e uma ficção alegórica que revela um sujeito político empresarial diluído na sociedade brasileira desde o período colonial.
“O Amigo do Rei” direção André D’Elia (142 minutos)
Estreia dia 8 de agosto
FICHA TÉCNICA
Direção: André D’Elia
Produção Executiva: André D’Elia e Henrique Grise
Roteiro: André D’Elia e Raoni Reis
Coordenação de Produção: Henrique Grise
Direção de Fotografia: Leonardo Pepino
Direção de Arte e Motion Design: Vital Pasquale
Montagem: Raoni Reis e André D’Elia
Som Direto: Tomás Franco, Gustavo Zysman Nascimento, Gustavo Canzian e Luis Rovai
Produção Local: Luciara Mota
Direção de Produção (ficção): Dani Chinellato
Platô (ficção): Francisco Garcia
Direção de Arte (ficção): Gabriela Nassar
Figurino: Bia Pieratti e Carol Reissman
Design do cartaz: Marcos Rodriguês