Dia Mundial do Coração alerta para prevenção das doenças cardíacas


Alimentação saudável e atividades físicas ajudam na saúde do coração, mas pacientes não devem se esquecer das vacinas indicadas.
Imagem Shutterstock

As doenças cardiovasculares (DCVs) estão entre as principais causas de morte entre a população brasileira. Segundo dados do Ministério da Saúde, são 31,5% do total de óbitos, superando os diversos tipos de câncer, a violência e os acidentes de trânsito. De todas as DCVs, o infarto agudo do miocárdio, doenças hipertensivas, insuficiência cardíaca e miocardiopatias, constituem a principal causa de morte no mundo, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os sintomas podem variar de acordo com o tipo de problema e o quão comprometida e debilitada está a função cardíaca. Cabe ressaltar que assim como outras doenças, a cardiopatia é mais fácil de ser tratada quando detectada precocemente. Além disso, muitas formas de doenças cardíacas podem ser prevenidas com a adoção de um estilo de vida mais saudável.

Pensando nisso, o diretor médico da Unimed Laboratório, Mauro Scharf, listou algumas condutas que auxiliam na prevenção das doenças cardíacas. Confira:

  • Mantenha uma alimentação saudável e balanceada. Inclua frutas, vegetais, folhas e legumes nas refeições.
  • Evite o consumo excessivo de açúcar, massas, pães e alimentos industrializados. O mesmo vale para as bebidas alcoólicas e o cigarro.
  • Adquira hábitos saudáveis e realize exercícios físicos periodicamente.
  • Controle o peso e o estresse.
  • Faça um check up regularmente.

Vacinas

Pacientes já diagnosticados com alguma doença cardíaca precisam de cuidados especiais para evitar complicações que podem levar à morte. Desde o último ano, o Calendário de Vacinação de Pacientes Especiais, da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), ganhou uma versão atualizada. A mudança busca prevenir o agravamento dos quadros dos pacientes que possuem risco aumentado de morrer de diversas doenças, como a pneumonia

Apesar do fim do inverno, essa e outras doenças podem acontecer a qualquer época do ano. O médico infectologista, Jaime Rocha, diretor de Prevenção e Promoção à Saúde da Unimed Curitiba e responsável pela Unimed Laboratório, destaca que, de acordo com informações do AHA Journals, a insuficiência cardíaca afeta milhões de pessoas em todo o mundo, evidenciando a necessidade de esforços contínuos para melhorar o gerenciamento e o tratamento da insuficiência cardíaca. “Uma infecção por influenza é algo extremamente sério para pacientes com insuficiência cardíaca. Daí a importância da vacinação”, complementa o infectologista.

Ainda de acordo com Rocha, a própria Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda a vacinação para pacientes cardiopatas, mas a adesão ainda é baixa.  Entre as vacinas recomendadas, a Influenza, Herpes zoster, BCG, Hepatite A e B, Meningocócicas conjugadas, HPV e Dengue.

Agora que você já sabe, que tal cuidar da saúde – e do coração? Mais informações sobre vacinas também podem ser obtidas no site da Unimed Laboratório.

No Comments Yet

Comments are closed