Livro ensina as brincadeiras de vinte países africanos

Kakopi, Kakopi! de Rogério Andrade Barbosa mostra toda a diversidade do continente africano

Aprenda brincadeiras de vinte países africanos (Foto: Divulgação)

O desafio de Korir e Chentai era escolher as brincadeiras mais divertidas do continente africano, para uma tarefa da escola. Estudantes de um colégio no Quênia, eles reuniram brincadeiras de vinte países que chegaram por e-mails e cartas, em diferentes idiomas. Além do inglês, falado no Quênia, os amigos também se depararam com o francês, português e árabe, praticados em países como Angola, Argélia, Senegal, Gana, Tanzânia, entre outros.

Após reunirem as brincadeiras mais divertidas, Korir e Chentai expuseram os trabalhos nos murais espalhados pela escola, mostrando as regras de cada jogo, além de desenhos e um mapa identificando cada país. O trabalho foi um sucesso! E assim começa o Kakopi, Kakopi, baseado em pesquisas e andanças do autor Rogério Andrade Barbosa pelo continente africano.

A brincadeira que batiza o livro é um jogo de Uganda, onde o cozinheiro de mentirinha decide o destino de cada participante ao tocá-los com a sua colher, ou um pedaço de madeira, enquanto canta Kakopi, Kakoki, até restar apenas um brincante. 

Sobre as semelhanças e diferenças das brincadeiras nacionais com as africanas, o autor destaca que, apesar da distância, crianças são iguais em qualquer lugar do mundo,

“Todas gostam de correr e brincar de diferentes formas nas horas vagas. Muitas das brincadeiras africanas, como as de roda, de esconde-esconde e de jogar pedrinhas são bem parecidas com as nossas aqui do Brasil, algumas delas, porém, como os leitores poderão comprovar, são bem distintas”.

Rogério.

Rogério gosta de citar o escritor moçambicano Mia Couto para fazer a síntese desse conceito: “Vivemos em geografias diferentes, mas estamos sentados na mesma varanda”.

As belas ilustrações de Marilia Pirillo fazem com que essa viagem pela África se torne ainda mais divertida,

“As ilustrações tiveram um papel fundamental no livro, pois a Marilia soube captar muito bem as características de cada país e registrar, com a precisão de seu traço, as diferentes regras dos jogos apresentados”

frisa Rogério.

Além do convite para conhecer novas maneiras de brincar, o autor estimula o leitor a procurar e assinalar os países citados em um mapa do continente africano, pesquisar seus costumes e histórias. “A palavra-chave para entender a África é a DIVERSIDADE”.

Autor
Rogério Andrade Barbosa é professor, escritor, palestrante, contador de histórias, especialista em cultura africana e ex-voluntário das Nações Unidas na Guiné-Bissau.
Graduou-se em Letras na UFF e fez Pós-Graduação em Literatura Infantil Brasileira na UFRJ. Trabalha na área de literatura Afro-Brasileira e programas de incentivo à leitura, proferindo palestras, contando histórias e dinamizando oficinas.
São 30 anos de literatura e mais de 100 livros publicados, alguns traduzidos para o inglês, espanhol e alemão. Participou como autor, palestrante e contador de histórias em eventos literários e Feiras do Livro na Alemanha, Cuba, Itália, México, Peru, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Etiópia e República Dominicana. Palestrante nos Congressos do IBBY (International Board on Books for Young People) em Cartagena (Colômbia-2000), Basel (Suíça-2002), Cape Town (África do Sul-2004), Macau (China-2006) e Copenhagem (Dinamarca-2008).

Ilustrador
Marilia Pirillo é gaúcha de Porto Alegre, mas vive há 15 anos no Rio de Janeiro. Graduada em Publicidade e Propaganda, começou a carreira trabalhando com projeto gráfico, editoração e ilustração. Em 1995 ilustrou seus primeiros livros de literatura para crianças e não parou mais. Passou a se dedicar exclusivamente à criação de conteúdo para livros infantis e juvenis. Possui mais de 60 livros publicados com suas ilustrações e doze títulos como escritora. Pela editora Melhoramentos, ilustrou Kaputu Kinjila e o Sócio dele, Kambaxi KiaxiOlelê, uma Antiga Cantigada África Kakopi, Kakopi! Para conhecer mais do seu trabalho, visite:www.mariliapirillo.com.


Sobre a Editora Melhoramentos
Há mais de 128 anos, a Editora Melhoramentos ocupa posição de destaque nas diversas áreas em que atua, sendo referência no mercado editorial por seus milhares de títulos publicados. À frente do tempo desde sua fundação, ela se distingue pelo pioneirismo de suas obras, por seus autores e pelos avanços editoriais aos quais se dedica. www.editoramelhoramentos.com.br

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.