Avião de Caça empregado na 2ª Guerra chega ao seu cinquentenário na Praça do Expedicionário


As comemorações do Dia do Aviador, marcada para o próximo sábado (26/10), também celebrarão os 50 anos do avião do 1º Grupo de Aviação de Caça na Praça do Expedicionário

A Legião Paranaense do Expedicionário e a Brigada Paranaense de Viaturas Militares Antigas, com o apoio do Museu do Expedicionário, prepararam uma programação especial para celebrar o Dia do Aviador. Nessa mesma ocasião, também comemorarão os cinquenta anos da colocação do avião P 47 na Praça do Expedicionário. Quem for à Praça no próximo sábado, 26/10, poderá conferir a programação, que inclui exibição de filmes e documentários a respeito do 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA) e da Força Expedicionária Brasileira (FEB), além de exposição de Viaturas Militares Antigas e visitação ao Museu. As atividades são gratuitas e estão abertas ao público a partir das 9h, estendendo-se até às 17h.

A Praça do Expedicionário é guardiã de um ilustre veterano de guerra, o Republic P-47 Thunderbolt, um dos principais caças da Força Aérea dos EUA durante a 2ª Guerra Mundial, sendo utilizado também por outras Forças aliadas durante o conflito, incluindo a Força Aérea Brasileira (FAB). O P-47, também conhecido como “Jarro”, foi o maior, o mais caro e o mais pesado caça monomotor de combustão na história da aviação.

Nessa mesma Praça, está também localizado o Museu do Expedicionário, que guarda o maior acervo da 2ª Guerra Mundial no Brasil. Quem visita o local encontra um vasto acervo de material histórico que inclui ilustrações, mapas, livros e documentos da época, armamentos e equipamentos utilizados na guerra pelas Forças Armadas brasileiras e também de outros países.

O Dia do Aviador

O dia 23 de outubro foi instituído como o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB) por ser a data em que Alberto Santos Dumont realizou seu primeiro voo com o 14 BIS, aparelho mais pesado que o ar. O fato histórico ocorreu no Campo de Bagatelle, em Paris, em 1906, quando o brasileiro percorreu 60 metros, voando a cerca de dois metros do solo.

Mas não há como falar da aviação brasileira sem se lembrar dos bravos militares que fizeram parte do 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA), durante a 2ª Grande Guerra Mundial.

Em outubro de 1944, o 1º GAVCA chegava à cidade de Tarquinia, na região central da Itália, para combater na 2ª Guerra Mundial. O Grupo operou como Unidade independente, realizando inúmeras missões. Em fevereiro de 1945, o Grupo atacou as posições inimigas em Monte Castelo, contribuindo para aquela grande vitória da Força Expedicionária Brasileira. O clímax da atuação da Grupo foi em 22 de abril de 1945, quando uma grande ofensiva dos brasileiros, equipados com os P-47 Thunderbolt, contabilizou 44 decolagens, em 11 missões, num único dia.

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